A felicidade pode estar mais perto do que você imagina...
- andreiamota
- 19 de mar.
- 1 min de leitura
Muitas vezes, imaginamos a felicidade como estado permanente e/ou que só virá quando alcançarmos determinadas conquistas: quando tivermos um relacionamento perfeito, o trabalho dos sonhos ou o carro do ano. Mas e se a felicidade não fosse um objetivo distante, e sim uma experiência cotidiana, algo que podemos encontrar nas pequenas coisas do nosso dia a dia, bem mais próximo do que imaginamos?

A ideia de que ser feliz significa viver sempre alegre, satisfeito e sem problemas é uma ilusão. Precisamos entender que a vida é feita de oscilações, haverá dias em que nos sentiremos bem e outros em que não, momentos de alegria e também de tristeza, e todos esses momentos fazem parte do processo.
Existem alguns fatores do nosso cérebro e atitudes em nossa vida que contribuem para a construção desse senso de felicidade. A primeira coisa que precisamos entender é que ser feliz não significa estar alegre o tempo todo ou viver dando gargalhadas.
Estudos em neurociência mostram que a regulação emocional é um dos fatores para o bem-estar e felicidade. Além do processo de regulação emocional há outros fatores que influenciam a felicidade:
Entender e regular nossas emoções
Sentir pertencentes
Ter autocompaixão e compaixão pelos outros
Praticar atividades físicas
Não há necessidade de esperar que a felicidade chegue como um prêmio distante – ela pode ser cultivada agora, no cuidado com as nossas emoções e na gentileza conosco e com os outros.
Então, convido você a refletir: o que você pode fazer hoje para se aproximar mais da sua felicidade? O que nas suas emoções e na sua vida precisa de mais acolhimento e atenção?
Comments